Quem somos

Como tudo começou

Tudo começou na escola de Wilson Ribeiro, psicanalista e pai da Psicoembriologia. Ele foi fundador da APCH, Academia de Psicanálise e Ciências e ministrava cursos de formação em psicanálise e psicoembriologia. Entre suas alunas de psicanálise, havia uma, cujo nome era Sheila Ortolan. Ela frequentou o curso por algum tempo até que, sem concluí-lo, seu objetivo passa a ser fundar e administrar uma escola de psicanálise. Em seguida, convidou a psicanalista Maria do Carmo Fogaça, formada pelo professor Wilson Ribeiro e que trabalhava na APCH para iniciar uma sociedade. Também foram convidados o professor de psicanálise Rodrigo, formado em Psicanálise e Religião Comparada, para dar aulas na nova escola e a professora Valdira que dava aulas de psicanálise na escola do professor Wilson Ribeiro.

Em 17 de julho do ano 2000, o IBCP, Instituto Brasileiro de Ciências e Psicanálise foi fundado. O professor Rodrigo e a professora Valdira tornaram-se sócios também, a convite de Sheila. O IBCP inicia sua jornada com 4 gestores e 2 professores. A primeira turma de formação em psicanálise assistiu aulas numa pequena sala na Avenida Pompeia, próximo ao hospital São Camilo.

O IBCP cresceu rápido e três meses depois alugaram uma casa na Avenida Pompéia, desta vez, próximo à estação de metrô vila Madalena. Logo após a mudança, houve uma ruptura na sociedade e os professores Rodrigo e Valdira resolveram sair da escola e com eles foram os alunos da primeira turma.

Sheila e Maria do Carmo formaram então uma nova turma e um novo corpo gestor para dar continuidade ao projeto de constituir um Instituto de Psicanálise, o IBCP. Chamaram novos professores para dar aulas e constituiram um novo corpo gestor, agregando Silvio Horrocks, Anderson Barros e Glaucia Araujo.

A escola se consolidou e cresceu. Em 2003 ocorre uma nova mudança. Desta vez, Silvio investe num movimento para que o IBCP se instalasse em um sobrado maior e melhor localizado, na Rua Heitor Penteado, 964. Neste momento uma outra mudança também ocorre, Sheila se desliga da sociedade.

Dois anos se passaram e o IBCP, mantendo seu curso de crescimento em alta, agregou o sobrado geminado ao lado, de número 970, ampliando em dobro o espaço e a oferta de turmas e atendimentos.

Investindo continuamente na formação de seus professores, psicanalistas e alunos, em 2004, o IBCP dá início à sua primeira turma de Psicoeombriologia, honrando a tradição herdada do professor Wilson Ribeiro.

O instituto permanece neste endereço até julho de 2016, quando uma nova etapa se abre e o IBCP muda-se para um prédio na Rua José Augusto Penteado, 92, ao lado da estação de metrô Vila Madalena, dobrando novamente em espaço e capacidade de atendimento.

Hoje o IBCP tem um corpo gestor composto por 9 membros e um corpo docente constituído por 18. Possui uma equipe de 45 psicanalistas e 21 psicoembriologos. E para a formação de alunos conta com 16 psicanalistas didatas e 8 supervisores.

Além dos cursos de formação em psicanálise e psicoembriologia, o IBCP oferece minicursos, workshops, palestras e outros eventos. Na área de atendimentos, tem a modalidade individual em psicanálise e psicoembriologia, assim como os grupos de gestantes e de visualização criativa.

Em toda a sua trajetória e sempre mantendo um comprometimento social, o IBCP disponibiliza a Clinica Social para dar acessibilidade de tratamento analítico à população de baixa renda, de abrigos e instituições.

E esta é a História de um instituto que conquistou o seu lugar honrando e respeitando seus antecessores, seus colaboradores e seus clientes.

Glaucia Araújo

Coordenadora Geral

IBCP Psicanálise

Clínica e Escola, desde 2000 ajudando pessoas e formando profissionais.


  • Profissionais capacitados e experientes;

  • Cursos reconhecidos pelo mercado de trabalho;

  • Estágios desde o primeiro mês de aula;

  • Psicanalistas treinados e supervisionados permanentemente, em formação contínua;

  • A 50 metros da Estação Vila Madalena do Metrô;

  • Contamos com uma Estrutura de mais de 750m²;

  • 4 Salas de Aula climatizadas;

  • 23 Salas de Atendimento Psicanalítico;

  • Acervo bibliotecário com mais de 2.000 unidades;

  • Ambiente Wi-Fi.

X