Aprender com Freud (06/05/1856)

Aprender com Freud (06/05/1856)

A criança, ao chegar à escola, traz consigo as experiências vividas com a família, guardadas em seu inconsciente; também traz todas as suas frustrações, seus dramas interiores, seus desejos, expressas por sua simbolização adquirida na infância.

Essa simbolização começa na imaginação, nas histórias, nas observações, nos contos de fadas contados por seus pais na infância. A criança vai para a escola e passa a frequentar o segundo núcleo social depois da família, nesse momento serão transferidas experiências vividas na família para o professor e se formará o vínculo entre o professor e a criança.

Sigmund Freud com sua teoria sobre o Inconsciente iniciou uma nova concepção do indivíduo. A descoberta da Psicanálise trouxe novas formas de ver o homem, a cultura e o mundo; e ainda hoje, após 162 anos de seu nascimento e 79 anos após sua morte sua descoberta continua contribuindo com a pedagogia contemporânea para o aprendizado de um novo olhar para cada aluno e uma ferramenta para o professor que ao olhar o aluno vê a história da criança que está intrinsecamente ligada a toda sua historia familiar.

A este grande mestre e professor nossa eterna gratidão pelo legado de amor e dedicação que nos deixou chamado psicanalise.

Fabiana Mantovam
Psicanalista e Psicoembrióloga

2 Comentários

  1. Andre Luiz Cipriano disse:

    Bela homenagem ao mestre Freud

  2. Aparecida Filomena disse:

    Desde muito cedo, sempre acreditei no poder do “INCONSCIENTE”.
    Por ele ser muito “inteligente”, ele muitas vezes nos faz cair em atos falhos constantes, e nos intimida cada vez mais, para cairmos em várias armadilhas na vida.
    Passamos assim pela vida, e que com ele, nos leva a caminhos que somente nós conhecemos, onde fazemos questão muitas vezes de não termos acesso no nosso interior… Passamos como Icebergs, mal resolvidos, aparecendo somente uma pequena ponta acima da imensidão do mar… e o restante ficando abaixo; obscuro e cada vez mais secundário, onde fazemos questão de deixar, tudo o mais escondido possível…. e tudo muito confortável e favorável .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X